Ouvidos de ouvir

Essa idéia conversa com outra, que venho matutando faz tempo também, sobre a incapacidade de ouvir, da grande maioria das pessoas.

Percebam: Não estou falando aqui de gozar ta totalidade do sentido da audição, mas sim de prestar atenção total ao que reverbera no ouvido em todo o seu sentido.

Ao colocar-se no lugar de seu interlocutor e captar seu ponto de vista para então argumentar, concordar ou discordar… Estamos tão preocupados em convencer que não saímos do nosso pedestal de donos da verdade e fechamos o ouvido (na verdade a razão) a qualquer movimento externo que não verse rimado com nosso.

Talvez não por acaso, me chamo Simone (obvio que não me chamo Ana Lógica, né?), que vem do Hebraico, “aquela que tudo ouve”. Costumo ouvir as pessoas e me colocar no lugar delas para ouvir suas idéias, com calma, até a conclusão. Mas acho que o mais importante ao ouvir, é tentar pensar com a cabeça de quem está falando.

Minha impressão disso é que entendo melhor as pessoas do que elas me entendem (ok, todo mundo diz isso), mas vejamos: todo mundo me diz que as entendo e que sei ouvir, então não sou somente eu que diz que há algo diferente aqui.

Outra coisa é que fica mais fácil interagir: seja para aconselhar, ou mesmo para convencer, se você entende como o outro pensa e se sente, você alcança um nível equilibrado de conversação, que possibilita um diálogo honesto. Se sua idéia é boa, você convence. Fato!

Don’t Let Me Be Misunderstood – The Animals

The Animals – A original

Nina Simone – Minha preferida

Santa Esmeralda – Dançante!

Kill Bill – Instrumental

Veja ainda muitas outras versões aqui.

Letra

B.Benjamin/S.Marcus/C.Cadwell

Baby, do you understand me now
Sometimes I feel a little mad
But don’t you know that no one alive
Can always be an angel
When things go wrong I seem to be bad
But I’m just a soul whose intentions are good
Oh Lord, please don’t let me be misunderstood
Baby, sometimes I’m so carefree
With a joy that’s hard to hide
And sometimes it seems that all I have do is worry
Then you’re bound to see my other side
But I’m just a soul whose intentions are good
Oh Lord, please don’t let me be misunderstood
If I seem edgy I want you to know
That I never mean to take it out on you
Life has it’s problems and I get my share
And that’s one thing I never meant to do
Because I love you
Oh, Oh baby don’t you know I’m human
Have thoughts like any other one
Sometimes I find myself long regretting
Some foolish thing some little simple thing I’ve done
But I’m just a soul whose intentions are good
Oh Lord, please don’t let me be misunderstood
Yes, I’m just a soul whose intentions are good
Oh Lord, please don’t let me be misunderstood
Yes, I’m just a soul whose intentions are good
Oh Lord, please don’t let me be misunderstood

2 Responses to Ouvidos de ouvir

  1. cnepomuceno disse:

    Simone, engraçado, pois eu adoro essa música. Achava que era do Santa Esmeralda, mas estou vendo que The Animals têm uma versão anterior.

    Muito bom, já tinha baixado e ouvido no MP4.

    Bjs,

    Nepô.

  2. Ana Lógica disse:

    Pois é, Nepô! Eu também não sabia… 🙂

Deixe um comentário

